Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > EaD - Vantagens e Desvantagens
Início do conteúdo da página

Vantagens e Desvantagens da Educação a Distância

A educação a distância não é novidade nos meios acadêmicos pois existe no Brasil desde a década de 1950. Livros e apostilas eram enviados pelo correio aos alunos que estudavam nos mais distantes locais do país. Citamos, como exemplo, o Instituto Universal Brasileiro que oferece formação profissionalizante desde aquela época.

O advento da Internet impulsionou essa modalidade de ensino que vem se incrementando e conquistando espaço do ensino tradicional. E o Exército embarcou nesse trem da prosperidade.

Mas por que tanta gente tem optado por realizar cursos que lhes proporcionem estudar sem abandonar o conforto do sofá da sala? A resposta para esse questionamento talvez esteja em apresentar vantagens.

A revolução do conhecimento praticamente dobra a cada ano e muitos cursos que oferecem uma gama variada de matérias ao final do seu percurso poderá não haver mais empregabilidade para esse aprendizado. Sendo possível ocorrer até com o próprio curso na sua totalidade, tornando-se obsoleto. A educação precisa de uma disrupção efervescente em busca de melhoras qualitativas e quantitativas e para isso devemos pegar carona na onda do desenvolvimento cultural que sucede em todos os quadrantes do mundo.

O nosso sistema de educação ainda contém resquícios residuais das regras institucionalizadas que se utilizavam no sistema de ensino dos jesuítas brasileiros e depois no de Marquês de Pombal. E como achar isso normal? Aprender é mudar os conceitos sobre sobre si mesmo, sobre as outras pessoas e sobre o mundo para transformar o futuro. E o sistema majoritário atual de conseguir informações inviabiliza a construção desse conhecimento. E isso deve ser urgente pois o tempo urge e a vida passa rápido.

O aprendizado deve ser adquirido de forma agradável, gratificante e satisfatório embora poucos, no Brasil, tenham acesso a esse nível de educação desejado no sistema de ensino frente a frente com o professor. Ao término de uma aula, alguns alunos reclamam que foi rápida demais, enquanto outros dizem que foi lenta, outros que pouco entenderam, outros que estava monótona, outros desinteressante, outros... Pesquisas recentes nos dizem que se a metodologia for adaptada aos diversos níveis de conhecimento, pode-se obter melhores resultados em quase totalidade dos discentes.

A educação a distância pode perfeitamente aparar essas arestas entre o abismo da ignorânica e o conhecimento. E uma modalidade de ensino que não pediu licença para chegar mas sorrateiramente adentrou-se nos nossos lares, se acomodou e a cada dia vai ocupando mais espaço pode dimiuir esse interstício. Essa revolução não ocorre por acaso. Mesmo os mais acomodados cidadãos se sentem motivados para realizar algum curso cuja metodologia apresenta vantagens indiscutíveis com a escolha de um currículo que melhore se adapte aos anseios particulares de cada pessoa. Vejamos alguns diferenciais:

1. Adequação do tempo

Mesmo quem não tem folga em períodos regulares do dia poderá adaptar as horas de estudo no momento em que melhor se adeque ao seu tempo disponível.

2. Antecipação de etapas

Poderá antecipar etapas dos capítulos, matérias, e a consequente conclusão do curso, podendo usufruir do conhecimento adquirido e possivelmente criar novas oportunidades no campo profissional.

3. Aplicabilidade

Como há mais possibilidade de adequação ao conteúdo disponível fazendo as adaptações necessárias visando adequar à realidade momentânea, ao completar um ciclo de conhecimento, o concludente poderá empregar imediatamente o conteúdo aprendido.

4. Ambiente confortável

Sem a necessidade de deslocar-se todos os dias para a escola e a enfrentar as mazelas do trânsito, ainda poderá contar com o confortável ambiente familiar. Ou caso esteja em viagem continuará com as mesmas possibilidades de acompanhamento do curso sem sofrer interrupção ou perder aulas e ter as faltas registradas no diário do professor.

5. Material didático

O material didático incluso nas prestações do curso além da praticidade colabora na redução dos custos.

6. Pedagogia inovadora

Embora o aluno esteja distante fisicamente dos professores, pode contar com o apoio do corpo docente para dirimir quaisquer dúvidas. Também são empregados recursos disponíveis na mídia eletrônica, tais como interatividade entre os membros do curso em salas de conversação, gráficos interativos, animações etc. Essa nova pedagogia além de facilitar o aprendizado, já corrobora na qualificação do instruendo a usar os mecanismos apropriados de pesquisa disponíveis no mercado virtual.

Algumas desvantagens podem ser enumeradas:

1. Indisciplina do aluno

O aluno deve manter uma rotina diária de estudos e se as suas atividades não lhe permitir essa disciplina deverá compensar com carga horária maior nos dias que dispor de tempo. Também deverá seguir as instruções orientadoras de estudo de cada matéria bem como a adequada utilização do material didático disponíbilizado aos alunos.

2. Falta de interação com outros alunos

Normalmente as pessoas que se inscrevem em um um curso a distância já estão familiarizados com as redes sociais. A sociabilização pode ser feita por meio de salas de conversação, vídeo conferências, dentre outros meios.

O Exército Brasileiro não ficou assistindo ao progresso passar e também inovou. Contando com o apoio de empresas parceiras nessa empreitada educacional, o CCOMGEX, através da Escola de Comunicações, criou o Instituto Rondon de Capacitação Continuada – IRCC – com o objetivo de equalizar oportunidades aos integrantes das Forças Armadas, notadamente aos do Exército Brasileiro, disponibilizando cursos e estágios que visam atualizar o conhecimento nas áreas de Comunicações e Guerra Eletrônica.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página